top of page
  • Foto do escritorRafael Bicalho

Logo, logotipo, logomarca, símbolo ou marca? "O" logo ou "A" logo? Qual está certo?

Atualizado: 1 de nov. de 2018


A pergunta que não quer calar: quem está certo? Essa é uma discussão que já rendeu muito pano, não é mesmo?


Logo, logomarca ou logotipo?
Fonte: Acervo Wix

Muitos profissionais, estudantes, professores já se desentenderam por conta do termo "certo" para dar ao famoso "desenho de uma empresa". Mas afinal de contas, temos uma resposta?

Comecemos por um princípio básico: todo mundo está tentando se referir à mesma coisa, não é? Então a primeira coisa a fazer é justamente: não discutir.

Não temos que achar quem está correto, quem está errado, quem é mais inteligente ou quem tem mais experiência.

Já gastamos muito tempo da vida com outras coisas, para que ficar brigando por algo tão pequeno? Vamos gastar a energia criando coisas legais ao invés disso!

Dito isso, fizemos um levantamento completo, observando até mesmo a etimologia de alguns termos, para finalmente conseguir "dar nomes aos bois" e tentar dar um fim a essa besteira.

Então vamos lá. É hora de saber a diferença entre símbolo, logotipo, logomarca e marca.

A) SÍMBOLO

O símbolo nada mais é do que a representação ilustrativa (simbólica) do seu negócio. Não é obrigatório tê-lo, mas é inegável que ele ajuda (muito) o público a assimilar (e se lembrar graças às repetições) da sua marca.

Exemplos de símbolos: O "M" do McDonald's, a "câmera" do Instagram, o "check" da Nike.


Fonte: McDonald's

B) LOGOTIPO

A etimologia da palavra é grega (typos = forma, e graphien = escrita). Quando falamos de logotipo, estamos tratando de uma tipia (uma fonte) criada ou adaptada para representar graficamente a sua empresa.

As variações contêm muitos significados que podem agir contra ou a seu favor. Por exemplo, se a sua "tipia" é muito tradicional e o seu negócio totalmente moderno, o público vai ficar bem confuso, né?

Exemplos de marcas que usam basicamente apenas logotipos: Subway, Samsung, Google.


Fonte: Subway

C) LOGOMARCA

Chegamos à parte mais polêmica: a logomarca. Muitas pessoas se recusam a usar esse termo e ainda falam que quem usa "não é designer", "não estudou", que "só existe no português".

E aí, tá certo ou não tá?

Independente de tentar descobrir quem sai ganhando ou perdendo nessa discussão boba, vamos deixar uma coisa clara: não se trata de um pleonasmo, como tentam argumentar.

Essa falsa teoria surgiu na Internet após muitos compartilharem que a etimologia desse termo tinha origem grega (logos = significado) e alemã (markas = significado), o que realmente tornaria a palavra bem estranha, não é mesmo?

Mas essas pessoas não se deram o trabalho de pesquisar que o termo "markas" não existe em alemão.

Tá na dúvida? Pergunta pro Santo Google!

Na verdade a origem de "marca" é da derivação do verbo marcare, do italiano, que significa literalmente "marcar". O que faz muito mais sentido! Usamos uma marca para marcar, tornar único, dar nome a um produto específico.

O termo também existe em inglês, logomark (por mais que as mesmas pessoas insistam em dizer que foi uma criação "errônea" da língua portuguesa.

Se até o tio Aurélio diz que existe, então existe, né?

"lo.go.mar.ca"

s.f.

1. Conjunto formado por letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma entidade, uma marca, um produto, um serviço, etc.

Então o conceito de logomarca é justamente a união de todas as partes gráficas que caracterizam uma empresa: o símbolo + o logotipo.

Mas ficar tentando descobrir o jeito "certo" de se falar algo, não vai levar em nada! Vamos combinar o seguinte: você chama do jeito que preferir! :D

Exemplos de logomarca:


Fonte: Carrefour

Fonte: Globo


Fonte: Microsoft

D) MARCA

Kapferer considera que "a marca é um sistema vivo composto de três elementos: um multissinal (nome, identidade gráfica, símbolo), associado a um (ou mais) produto(s)/serviço(s), ao(s) qual(is) é associada uma promessa de qualidade, segurança e pertinência a um universo". Portanto a marca é muito maior que a logomarca. É o valor da empresa, a forma que os clientes te enxergam, o conceito e o status sociais que nós queremos difundir.

A marca é o que você tem de mais importante!

Resumão para não esquecer:

O que é símbolo, logotipo, logomarca e marca?

Vocês estão preparados para mais uma polêmica?


O LOGO OU A LOGO? O que tá certo?

E aí? Você fala o logo ou a logo? Tem gente que fica louca da vida quando escuta outro falando o contrário do que ele tá acostumado.

Mas quer saber de uma coisa? Os dois estão corretos!

Falamos o logo quando nos referimos ao logotipo (substantivo masculino) e a logo quando falamos da logomarca (substantivo feminino). Não se preocupe se escutar alguém falando diferente de você!

Tá, agora pode comentar. Como você fala? O LOGO, A LOGO, se recusa a falar LOGOMARCA?

Vamos debater (saudavelmente, pelo amor de Deus)!

Ah... E se você estiver precisando criar uma logomarca, dá uma olhadinha no nosso site! Temos várias categorias e preços que cabem no seu bolso!

57.470 visualizações13 comentários
bottom of page