A criação de uma logomarca é uma das primeira etapas que todos os empreendedores se encontram quando estão montando um negócio e essa já é uma verdade desde os primórdios da Revolução Industrial, no século 19, quando as pessoas perceberam a necessidade de "dar nomes" aos seus produtos e "marcar" os seus negócios, os diferenciando da concorrência.
Já estamos no século 21 e este processo, por mais que tenha recebido auxílios da tecnologia, se mantém o mesmo. E é aí que eu me fiz a seguinte pergunta:
"Se toda empresa tem uma logo, como chamar a atenção dos clientes para o meu negócio? Como me destacar da concorrência?"
Fiquei me questionando durante um bom tempo se existia alguma possibilidade de me tornar destaque diante da concorrência. Essa era uma dúvida que carreguei durante toda a minha graduação em Publicidade e Propaganda e também no decorrer da minha especialização em Gestão da Comunicação das Organizações. Mas não encontrei respostas...
Até que em 2015 comecei a trabalhar na comunicação do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília e durante uma licitação para a criação da logomarca da 15ª Conferência Nacional de Saúde, vendo as propostas, tive uma grande inspiração, que me fez mudar meu modelo de negócios relacionados ao branding (criação de logos) dos meus clientes.
A agência vencedora do processo licitatório apresentou a seguinte proposta. Infelizmente não me lembro o nome da agência e profissionais envolvidos, se você estiver lendo este post entre em contato conosco! Até porque quero agradecer a inspiração e dar os créditos.
Me lembro de olhar a apresentação, já tendo a certeza de que eles seriam os vencedores, e ficar maravilhado. Existia um grande leque de opções de uso da marca! As possibilidades eram praticamente infinitas!
Mas, infelizmente, como existiam pessoas superiores a mim (com uma cabeça um pouco fechada para inovações) o uso deste lindo trabalho foi limitadíssimo. Basicamente este dinamismo foi apenas exibido no hotsite deles, que você pode ver neste link.
Este click foi essencial para os meus trabalhos futuros e desde que abri a WUUM, carrego os princípios de que podemos utilizar todos os mecanismos que tivermos alcance para chamar a atenção dos clientes (e dar dor de cabeça à concorrência).
O que é a logomarca animada?
A tecnologia melhorou muito as formas de comunicação e está sempre enriquecendo este mercado. Por que não andar lado a lado com os últimos lançamentos tecnológicos?
Muita parte da comunicação atual é feita por trás de telas: a tela do computador, da TV, de tablets e principalmente celulares. E as telas nos permitem trabalhar com pixels. Melhor ainda, nos permitem trabalhar com pixels em movimento!
Pra que nos limitarmos a ter uma logomarca que não se move, não interage com os clientes e não se utiliza de todas as variedades que a Era Digital nos trouxe? É hora de modificar este mercado!
Temos muito orgulho do trabalho que criamos para o pessoal do Instagram Comida Fotogênica. Eles são amigos super modernos que perceberam o grande mercado gastronômico atuante nas redes sociais e precisavam de uma marca que representasse isso tudo: diversidade, modernidade, variedade e muitas cores...
E o que é logomarca estática?
Como criamos o conceito da logomarca animada, precisávamos diferenciá-la do conceito utilizado anteriormente, o da logo "comum".
Então a logo estática é exatamente esta logomarca utilizada por todas as empresas que vemos todos os dias.
Quando usar a logomarca animada?
Podemos utilizar a logomarca animada sempre que estivermos trabalhando com telas: seja por vídeos, gifs, animações, Stories para o Instagram etc. O limite não existe! É só colocar a criatividade para funcionar.
E quando não utilizar a logomarca animada?
Sempre que estivermos falando de materiais de divulgação estáticos, teremos que adaptar nossa logo animada para uma logo estática. Isso porque não temos como dar movimento à panfletos, fotos, uniformes etc.
Por isso, sempre que desenvolvemos uma logomarca animada na WUUM, também desenvolvemos uma logomarca estática principal, que dialogará com os clientes sempre que formos impossibilitados de ter movimento.
No caso do Comida Fotogênica, a logo estática é a rosinha, em formato de donut.
Se você quiser criar a logomarca animada da sua empresa é só entrar em contato conosco! Você pode navegar aqui pelo nosso site para visualizar valores ou nos mandar uma mensagem pelo WhatsApp (61) 9 8185-3252. Atendemos em todo o Brasil!
Comentários